Participe

A participação de todos é fundamental para viabilizar o planejamento de ações para o futuro da sua cidade. Através do site, é possível acompanhar o que já foi realizado e também ter acesso à programação dos próximos eventos. Você pode participar de todas as fases desse processo.

SOPA NEIRU - Sociedade Participativa

SOPA é uma rede social (assim como o Facebook, Instagram e outros) voltado exclusivamente para discussão de problemas e soluções para a cidade. É possível se cadastrar rapidamente na página inicial da rede social e, assim que o cadastro for completado, você já pode começar a participar de várias formas. Você pode sugerir algum problema para discussão, propor soluções para o problema, conhecer os problemas e soluções sugeridas por outros usuários e ainda comentar. O intuito dessa rede social é construir uma ponte entre a gestão e população com uma ferramenta simples e fácil do cidadão opinar e ajudar a resolver os problemas de maneira que todos consigam melhorar a cidade. O SOPA é uma ferramenta elaborada através de uma parceria entre pesquisadores da Universidade Federal de Itajubá e COPPE/UFRJ.

Opina aí!

O 'Opina aí' é um aplicativo disponível na PlayStore para auxiliar os cidadãos a responderem as questões sobre a sua cidade. Seu objetivo é ajudar na coleta de informações sobre os problemas que afetam o cotidiano dos moradores no que tange o saneamento básico e áreas afins. Para utilizá-lo, o usuário pode baixar e utilizar em qualquer dispositivo móvel (celulares, tablets, smartphones), sendo necessário acesso à internet para que as respostas sejam enviadas. Estas respostas servem como base para a equipe executora do Plano Municipal de Saneamento Básico direcionar suas ações. Ainda assim, é preciso destacar que tanto as respostas quanto os dados pessoais são informações sigilosas, que não serão divulgadas.

Núcleo Gestor

Instituído pelo decreto municipal Nº 010 de 31 de janeiro de 2018, o Núcleo Gestor é formado por membros de diversos segmentos da sociedade, sua função é participar do processo de construção da cidade, por meio de reuniões e audiências públicas. Tendo como principal finalidade a orientação do poder público e iniciativa privada na construção dos espaços urbanos e rurais, além de oferta de serviços públicos essenciais, visando garantir melhores condições de vida à população.

Membros do Núcleo Gestor

Igreja Católica Apostólica Romana

Tales Flávio dos Anjos

Igreja do Evangelho Quadrangular

Francisco de Assis Junqueira

Executivo Municipal

Rosa Maria de Araújo Dias Pimenta

Claudemilson Pereira

Jadir Aparecido de Carvalho

Rita de Cássia Campos Pereira

Janis Inácio de Deus

Carlos Alberto Lemos

Legislativo Municipal

Wander Tavares dos Santos

André Romão Nasser

Construção Civil

Marina Gavioli Araújo

Setor Imobiliário

Antonio Barbosa Cambraia

Advocacia

Valderi de Andrade Silveira

Ludiellyson Willian Freitas

Comércio

Luiz Afrânio Mendes

Indústria

Joaquim Lescio Tavares

Turismo

Vanderlene Araújo

Produtores Rurais

Rogério Pereira

OSC – Sindicato dos Produtores Rurais

Claudio Prado Alvarenga

Associação dos Moradores Bairro Colina São Marcos e Adjacências

Milton Pereira Junior

Associação dos Moradores do Bairro Pinheiros e Adjacências

Wilson Teixeira

Associação dos Moradores dos Bairros Rurais Borralho e Ouvidor

Julio Cezar Leal Caixeta

Cosagua – Concessionária de Saneamento Básico

Robson Guerra Duarte

Educação

Ana Paula Silva Gomes

Audiências Públicas

Servem para que o poder público ouça a opinião da população sobre determinado tema. Todos os cidadãos podem participar das audiências públicas, onde serão expostos temas ou colhidas sugestões para assuntos específicos. Por ser uma atividade de consultoria, as manifestações ocorrem de forma oral ou escrita. Ao fim, as propostas são encaminhadas para serem analisadas pelos vereadores.

Primeira Audiência Pública

Oficinas Comunitárias

Foram criadas para que os moradores, cidadãos de Paraguaçu pudessem participar de maneira ativa na elaboração do plano, por meio de uma contribuição direta, expressar sua opinião e anseios para uma cidade melhor.

Nelas cada pessoa pode mostrar os problemas do bairro em que vive, de maneira que juntos possam construir propostas para melhorar o município.

© 2018 - Desenvolvido e mantido por NEIRU